segunda-feira, 27 de março de 2006

190 da Murtosa em peregrinação a Fátima...

Este fim-de-semana, em Fátima, estiveram presentes cerca de 20 mil escuteiros, que participaram na Peregrinação Nacional a Fátima. A peregrinação foi organizada pelo Corpo Nacional de Escutas, que celebra o centenário do escutismo. O lema da peregrinação foi: “Como Maria...” . O Corpo Nacional de Escutas (CNE) convidou ainda todos aqueles que, na sua juventude, foram escuteiros do CNE e nas demais associações escutistas e guidista, assim como os seus familiares, a participarem na celebração do centenário. Do programa desta peregrinação constaram actividades e jogos educativos, tendo por base Fátima e a sua espiritualidade. A celebração eucarística de Domingo foi presidida por D. António Carrilho, Bispo Auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família. Nesta ocasião, o Chefe Nacional do CNE, Luís Lidington, fez oficialmente o início das comemorações do Centenário do Escutismo. Neste encontro estiveram presentes representantes das 20 regiões do CNE, a Associação de Escoteiros de Portugal e a Fraternidade Nuno Álvares - associação de antigos escuteiros do CNE. O centenário do Escutismo será comemorado à escala global por mais de 28 milhões de escuteiros, em 216 países e territórios, num conjunto de actividades locais, nacionais e internacionais que terão o seu apogeu no Jamboree Mundial (acampamento) que decorrerá no Reino Unido, no Verão de 2007. Fundado em 1907 pelo inglês Baden-Powell, o Escutismo é o maior movimento de educação não-formal juvenil do mundo, implantado em 216 países e territórios, incluindo Portugal.
Como não podia deixar de ser, o Agrupamento 190 da Murtosa esteve representado com perto de 70 elementos os quais participaram activamente no programa da peregrinação.
Verificamos nos rostos deles uma alegria e uma satisfação contagiante que compensou o cansaço sentido à chegada à Murtosa.
Vamos viver o Centenário com o espírito de B.P sempre presente...

“Como Maria...” vamos viver o centenário.