segunda-feira, 17 de janeiro de 2005

Escutismo na Murtosa, 75 anos ao Serviço da Comunidade

Já em 1926 se davam os primeiros passos do escutismo na Murtosa, no entanto foi a 9 de Abril de 1929 que foi oficialmente fundado o grupo 54 Nun’Alvares. Foram seus fundadores o Exmo Srº Dr. Joaquim Tavares de Araújo e Castro, pároco da Murtosa, seu co-adjutor Padre António Maria Domingues da Fonseca e D. Maria das Dores Tavares de Sousa. De acordo com os censos de 1930, faziam parte do activo 68 elementos. A direcção era constituída pelo director, Dr Joaquim Tavares Araújo e Castro, pelo chefe da Administração, Pe António Maria Domingues da Fonseca, chefe de grupo, Professor Miguel Maria da Silva Portugal, ajudantes de chefe, Professor Alípio Portugal (júnior) e Francisco António Valente e pelo médico, Drº Ernesto Marques Carrão.
A criação do grupo de escuteiros teve como fins, a criação de uma banda de música (inaugurada a 9 de Abril de 1930); criar escolas que interessassem as classes comercial, industrial, de artes e ofícios, agrícola e de pesca; criar uma biblioteca popular; criar um corpo de bombeiros; auxiliar todas as instituições de caridade da vila da Murtosa; fazer propaganda das belezas do concelho (in Comércio do Porto, 27/08/1930). Hoje o escutismo continua a ser uma escola inteiramente dedicada à formação integral dos jovens cujos pólos educativos são cinco: carácter, saúde, criatividade, serviço aos outros e felicidade.
Apesar de nunca ter deixado de existir escutismo, em 1955 o grupo 54 viveu um dos seus momentos baixos por não ter quem o dirigisse. Foi em 1960 que, de alguns rapazes (antigos escutas e outros que nunca o tinham sido) surgiu a ideia de levantar o escutismo na Murtosa e assim surgiu o 190 que conta hoje com cerca de 80 elementos provenientes de todas as freguesias do concelho.
75 anos passados, o agrupamento 190 continua cheio de vida e em grande actividade e quer, em conjunto com a comunidade Murtoseira, comemorar as suas bodas de diamante. As comemorações tiveram o seu início no fim-de-semana de 17 e 18 de Abril e prolongar-se-ão até Abril de 2005.