terça-feira, 23 de agosto de 2005

Os fogos florestais

Infelizmente já nos habituámos à visita assídua dos fogos florestais de verão. Este ano, no entanto, o cenário é demasiado desolador.
É triste, aflitivo e deprimente o momento que estamos a viver! Áreas enormes ardidas, casas destruídas, vidas humanas perdidas...
Matas mal cuidadas, descuidos das populações (lixos), a falta de água, as condições atmosféricas ou crime (há quem aponte razões económicas ligadas ao negócio da madeira e às avionetas de combate aos incêndios contratadas pelo governo), são algumas das razões apontadas para a existência dos fogos florestais.
A situação anormal de seca severa que estamos a viver, as temperaturas muito elevadas e o vento têm dificultado o combate às chamas.
Que este momento, sirva pelo menos, para que cada um de nós pense nas razões que nos fazem estar a viver um período tão aflitivo e de que forma podemos contribuir para a prevenção dos incêndios.
Nós, escuteiros, temos o privilégio de saber viver em harmonia com o meio ambiente e temos por isso, a responsabilidade de dar o MELHOR EXEMPLO e, através dele ENSINAR. Não esqueçamos de viver todos os dias como se estivéssemos no acampamento usando racionalmente a água, tratando os lixos de forma adequada e tendo o máximo de cuidado na realização de piqueniques deixando o local ainda melhor do que o encontrámos.

quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Ponha esta ideia a ANDAR!



Guarda as
TAMPAS DE PLÁSTICO!
Elas valem
CADEIRAS DE RODAS!
(1 Tonelada de Tampas = 1 Cadeira de Rodas)

O Agrupamento 190 da Murtosa participa nesta iniciativa. Colabora connosco. Vamos ajudar quem precisa.

Podes fazer a entrega das tampas junto de qualquer Chefe ou Escuteiro do Agrupamento ou na Sala de Convívio dos Jovens junto à Igreja da Murtosa.

Para mais informações consulta o endereço: http://www.tampinhas.org/old/